Bala de café de antigamente

RECEITA DE BALA DE CAFÉ TRADICIONAL
Essa receita de bala de café é tão boa que mesmo aqueles que dizem que não gostam de doces de café acabam se encantando com ela e pedindo mais.
Pra mim, ela é a receita de bala de café de antigamente, uma receita clássica que fazia parte de muitos cadernos antigos.
Por muito tempo, a compoteira com a bala aparecia na casa de muitas avós e bisavós e isso era bom demais. Tão bom que eu, que comi a bala muitas vezes na casa de tia avó da família do meu pai e da avó do meu marido, quis aprender a fazer. É ela que hoje eu vou ensinar como fazer.
As balas ficam com aquele gostinho de café com leite delicioso e com a textura de caramelo puxa-puxa que tanta gente ama. E quanto mais forte e mais saboroso o café, mais gostosa a bala.
INGREDIENTES E PREPARO
Essa é a lista pra preparar a receita: café pronto e bem forte, leite, manteiga, açúcar, gema, mel e farinha de trigo. Nada de complicado.
Pra preparar a bala, eu coloco o café, o leite, a manteiga, o açúcar, a gema, o mel e a farinha e aqueço. Mexo até dissolver e mantenho em fogo médio, mexendo só de vez em quando pra não açucarar, até chegar ao ponto de bala dura.
Normalmente, chega-se ao ponto depois de uns 20 minutos a partir da fervura, quando se levanta a colher parece calda bem grossa de caramelo e, despejando um pouquinho em ½ xícara de água bem gelada é possível juntar com os dedos e fazer uma bolinha firme, mas maleável.
Quando esse ponto acontece, eu despejo tudo numa assadeira forrada com um tapete de silicone ou com um retângulo de 30×40 cm de papel manteiga do tipo assa-fácil ou sobre o mármore bem untado manteiga. Depois, deixo amornar sem mexer por 1 hora (esse tempo é fundamental).
Enquanto isso, corto uns 40 quadrados de uns 10cm de papel manteiga ou celofane. Eu gosto mais do papel manteiga, acho mais lindo e ele protege melhor a bala de açucarar.
Quando tudo esfriar, eu pego porções de massa com uma colher de chá, enrole a balinha com as mãos untadas com manteiga, depois embrulho.
Elas ficam perfeitas por 1 semana, depois começam a açucarar. Mas, sinceramente, elas costumam acabar bem antes, a gente pega uma, abre, coloca na boca, e continua assim até a bala sumir da compoteira.
Outras guloseimas: receita de bala de coco tradicional ou gelada, como fazer bala de goma natural feita em casa, receita de geleinha de cachaça ou geleia de pinga e como fazer maria mole caseira.
INGREDIENTES DA RECEITA DE BALA DE CAFÉ
- ½ xícara de café pronto e bem forte (120 ml)
- ½ xícara de leite (120 ml)
- 10 g de manteiga
- 1 e ½ de xícara de açúcar (225 g)
- 1 gema
- 4 colheres (sopa) de mel (50g)
- ½ colher (sopa) de farinha de trigo (7 g)
- Manteiga pra untar
Preparo
- Numa panela média, coloque o café, o leite, a manteiga, o açúcar, a gema, o mel e a farinha e aqueça, mexendo até dissolver. Mantenha em fogo médio, mexendo só de vez em quando pra não açúcarar, até chegar ao ponto de bala dura.
- Normalmente, chega-se ao ponto depois de uns 20min a partir da fervura, quando se levanta a colher parece calda bem grossa de caramelo e, despejando um pouquinho em ½ xícara de água bem gelada é possível juntar com os dedos e fazer uma bolinha firme, mas maleável.
- Forre uma assadeira com um tapete de silicone ou com um retângulo de 30×40 cm de papel manteiga (ou unte o mármore com manteiga). Despeje a mistura no silicone e deixe amornar por 1h.
- Enquanto isso, corte uns 40 quadrados de uns 10cm de papel manteiga ou celofane.Pegue porções de massa com uma colher de chá, enrole a balinha com as mãos untadas com manteiga, depois embrulhe.
- As balas se conservam bem por uma semana, depois começam a melar.
Outras guloseimas: receita de bala de coco tradicional ou gelada, como fazer bala de goma natural feita em casa, receita de geleinha de cachaça ou geleia de pinga e como fazer maria mole caseira.
NOTAS
As balas são perfeitas pra presentear!